sábado, 15 de janeiro de 2011

Na trilha do Costão do Santinho (volta ao morro das Aranhas)


Quem faz trilha precisa estar preparado. Afinal, aquilo que está previsto pode não acontecer, ou o que foi planejado pode ir simplesmente pro espaço. Foi mais ou menos assim no sábado, 15, quando seguimos para o norte da Ilha de Santa Catarina. Missão: fazer a trilha que sai da praia do Santinho, contornar o morro das Aranhas, descer na ponta da praia de Moçambique, pegar um areal brabo e desembocar nos quintais do Costão do Santinho.

O esperado era um percurso de intensidade média de esforço, mas o que vimos foi bem além disso. Muita lama no caminho e sol de rachar mamonas deixaram a trilha bem mais difícil, recheada de escorregões - até o guia se esborrachou numa. Demoramos cerca de duas horas num trajeto de 5,7 km, quando deveríamos fazê-lo em hora e meia. Apesar disso, os visuais no caminho são realmente deslumbrantes. (Detalhes técnicos no TrilhasBr)


- INÍCIO DA TRILHA - 9:13h -
O dia prometia ser maravilhoso, mas o sol já castigava às 9 da manhã


Descendo pela rua Raul Pereira Caldas, temos acesso à calma e ampla praia do Santinho

Seguimos para a direita, rumo ao Costão da praia. Passamos em frente ao Resort Costão do Santinho: turistas endinheirados balançam as cabeças negativamente, "onde vão esses malucos?"

No comecinho da trilha, as famosas inscrições rupestres, de milhares de anos, que batizam a localidade

Ana e Rogério começam a escalar as rochas no Costão, o que requer perícia, técnica, habilidade e... sorte pra não cair de bunda numa delas. Costuma doer bastante!

Para variar, após apenas 15 minutos de caminhada, Rogério passa a procurar um ponto de táxi

Rogério pensa: o que estarão fazendo agora aqueles turistas endinheirados que caçoaram da gente?

Um quarto do caminho feito: do Costão, avistamos a espetacular Praia de Moçambique

Rogério, em total estado de prostração

Aê, vamo encarar o resto da trilha?, ela pergunta com esse irritante sorrisinho de quem não está cansado e que vai fazer o resto do caminho com um pé nas costas. A vida não é justa mesmo!

- FINAL DA TRILHA - 11:50h -

Um comentário:

  1. Sabe se tem linha de ônibus que vá até o Santinho e que vá pra Moçambique também?

    ResponderExcluir